terça-feira, 17 de novembro de 2009

Top Direção!





Para começar, achei que falar sobre dois dos meus diretores favoritos(os contemporâneos) seria uma boa idéia! São tantos. Mas resolvi reduzí-los a apenas 2! Tarefa difícil. Vamos ver.

1) Timothy William Burton , mais conhecido como Tim Burton,o criador da caveira magrela Jack Skellington e da boneca de pano cantante Sally(Estranho Mundo de Jack). Tim nasceu em 58 na cidade de Burbank,Califórnia. Gosto de pensar nele como uma "criança grande". Suas obras tratam de temas infantis com estéticas sombrias. O que alcança,obviamente,um público variadíssimo. Começou a carreira bem. Ganhou uma bolsa de estudos na Disney. Virou o filho maldito da empresa Hollywoodiana de animação mais conhecida do mundo. Suas criações renderam. Jack e Sally revolucionaram com o stop motion nos anos 90. Muitas pessoas porém,acham que Burton participou como diretor,quando na verdade foi Henry Selick(James e o Pêssego Gigante) quem assumiu esse papel. O roteiro e os personagens são de Burton. Com esse sucesso foi ganhando a confiança dos milhões de Hollywood para os seus outros projetos. Doou ao Batman uma cara mais sombria e underground já existente. Lançou a morte hilária com Beetlejuice. Tornou o terror belo com A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Redimiu-se com seu próprio passado em Peixe Grande.Recriou uma Fantástica Fábrica vista do seu mundo, resurgiu com o stop motion novamente em uma saga na fusão de dois mundos em Noiva Cadáver. Retratou Londres em um musical poético e sangrento em Sweeney Todd. Dirigiu comerciais,clipes musicais,todos inconfundíveis. São notáveis suas características. É impossível confundir uma obra de Tim Burton. Enfim, um resumão do cineasta que é minha maior referência. Um surrealista atual.

2) Michel Gondry
A primeira obra que vi do francês foi o conhecido "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças". Em parceria com o roteirista Charlie Kaufman (
autor que mesmo passando a impressão de ser bastante "surrealista" e introspectivo nas suas obras, foi muito bem aceito e é referência na área cinematográfica.(Being John Malkovich) define sua característica principal : a arte do subconsciente. Através de roteiros que contam histórias praticamente impossíveis de acontecer,Michel Gondry amarra os personagens principais nos espectadores. Através da linguagem do sonho,podemos entendê-los melhor. A exemplo disso temos Brilho Eterno , onde um casal(Kate Winsley+Jim Carrey) depois de brigas e reconciliações decidem apagar o relacionamento de suas memórias numa clínica. O personagem de Jim Carrey(Joel Barish) no entanto, se arrepende, e durante o sono, decide salvar a lembrança.
Já no "A Ciência do Sono" com Charlotte Gainsbourg e Gael Garcia, o sonho serve como uma maneira de se apaixonar. Através dos sonhos,Stéphane faz de tudo para conquistar o coração da moça Stéphanie.
Conhecido pela irreverência na direção em clipes de bandas como Bjork,The White Stripes,Beck,The Vines, Rolling Stones, usa e abusa bastante de técnicas de animação nas suas obras, como o stop motion, planos sequências, e uma abordagem humorística inconfundível.

Sem comentários:

Enviar um comentário